1º Dia de turista

Postado por Babi Silva , segunda-feira, 14 de setembro de 2009 11:57

No meu primeiro dia em Sta Cruz, sai com o presidente do comitê local para conhecer a cidade. Conheci a famosa plaza 24 de Setiembre com sua lindíssima catedral e suas centenas de pombos.
Achei a cidade muito cheia de gente e o transito caótico fazem a cidade parecer uma completa bagunça. 
A comida é normal e muito barata. Paguei 10 bolivianos por um prato completo (+-3 reais) de arroz, batata frita e frango frito. Não se come salada nem feijão! Provei comidas típicas como Sonso (tipo de massa de mandioca com queijo) e bebi chicha... A Chicha não me caiu muito bem. Diz a lenda que a chicha é feita de milho fermentado. As mulheres mastigam o milho, cospem e deixam fermentando durante dias ao relento (tomara que seja só lenda, mas nenhum boliviano conseguiu me explicar ainda como se faz chicha).
Na Bolívia não existe MC Donalds, só Mac Ronald (nem tentei provar). Fui ao evento local da AIESEC. Todos os membros são muito amigáveis e me convenceram a participar de outro evento de seleção que haveria na manhã de sábado. Pronto. Adiei mais 1 dia minha ida para Cochabamba.
Ao final do primeiro dia minha cabeça doía muito e não conseguia pensar direito. Isso tudo por causa do idioma... Agora entendo o que os trainees passam quando chegam à BH. Chega um momento que não consegue mais prestar atenção ao que as pessoas dizem... é como se falassem só blábláblá... Quando alguém falava inglês comigo era um alívio...
Mais impressões de Sta Cruz:
- O clima é tropical, bem parecido com o Brasil.
- Uau! Como o trânsito é caótico... Ai que saudade do trânsito chato de BH...
- Os rios da cidade são secos, até mesmo os rios encanados que atravessam a cidade não possuem água, o que sobra é lixo. Imaginem como seria o Rio Arrudas seco...é mais ou menos isso.
- Dizem que tem muito brasileiro. Há faculdades onde só brasileiros estudam. Se escuta muito o português pelas ruas, mas evitei falar com eles. Prefiro hablar mi portuñol, que afinal não és muy ruim. Porque todos me perguntavam como aprendi espanhol no Brasil. Obrigada Juanito, Natalia e Yiyo por me ajudarem =)
- Os bolivianos são muito patriotas e também muito regionalistas. Em toda cidade se vê bandeiras da Bolivia e a cidade de Sta Cruz é toda enfeitada de bandeiras verde e branco, que são as cores da bandeira da cidade. Isso me faz ter um pouco de vergonha do Brasil, pois só somos patriotas em época de Copa do Mundo. Lembro-me de ter tentado comprar coisas do Brasil e não consegui achar por nada... Só consegui lembranças do Brasil no aeroporto!

1 Response to "1º Dia de turista"

Anônimo Says:

Amiga,
Amei os taxis.... Fino, hein? kkkkk
Beijos e que bom que está próxima a boas pessoas... Um big beijo e arrica o Mac Ronald...kkkkk Tudo é uma aventura...kkkkk Érika