Incrível Tunísia - Parte II

Postado por Babi Silva , sexta-feira, 2 de abril de 2010 14:20

Tunisia é um pais que fica ao norte da Africa, faz limite com Algéria e Libia e tem sua costa norte banhada pelo Mar Mediterraneo. Quase 40% de todo seu território é tomado pelo deserto do Sahara. Tunisia foi um país muito importante há milhares de anos atrás. Sua província de Cartaghe é a região mais ao norte que a África possui e é o ponto mais próximo entre a África e a Itália, durante milênios foi um dos principais pontos de comercio do Mar Mediterraneo e foi uma das províncias mais importantes da África para o Império Romano. Tunisia também foi ocupada pelo Fenicios, Bárbaros, Bizantinos, Árabes e Otomanos. Foi colônia da França até 1957, quando finalmente tornou-se independente. Tunisianos falam árabe e Frances. A religião predominante é o islamismo (99% da população) e também é a religião do Estado de acordo com a Constituição.

Bom, isso é o que eu já sabia antes de viajar por causa de pesquisas no Google.


Durante 5 dias, convivi com Tunisianos e vivi um pouco a cultura fora do mundo criado para “gringos”, que vivi durante o Study Tour.

A primeira coisa que chama a atenção de todos que chegam à Tunisia é a quantidade de bandeiras do país espalhadas pelas cidades. São milhares delas por todos os lados. O mais engraçado é que não estão a venda. Procurei uma pra comprar e não consegui. Ainda não descobri o porquê.
Todo estabelecimento e casa tem a foto do presidente General Zine El Abidine Ben Ali. Inicialmente pensei que fosse uma obrigação, pois vi a foto do presidente até num restaurante italiano, onde a dona era italiana. Perguntei para alguns membros da AIESEC na Tunisia, porque tinha tanta foto do presidente. Eles me disseram que era por respeito. O tal General está no poder há quase 30 anos e ele trouxe grande desenvolvimento para o país. Além disso, o presidente é o principal responsável pelo clima de paz da Tunisia. Seus vizinhos Libia e Algéria passam por conflitos internos por causa da religião e o presidente da Tunisia, diferentemente de seus vizinhos, adotou uma política de respeito sobre as minorias religiosas, além de não obrigar as mulheres a usarem burca ( véu na cabeça).
Nós em Sousse e a foto do Presidente

Tá, 99% da população é mulçumana. Por todos os lados se vê mesquitas e muitos param 4 vezes ao dia para rezar em direção à Meca. Porém, a população jovem, apesar de ser islâmica não pratica tanto a religião. É bem parecido com o Brasil com os católicos não praticantes. O que pude perceber é que a juventude com poder aquisitivo maior é mais “moderna”, não usam burca, tomam bebida alcoólica e até namoram. Conclusão tirada ao conhecer muitos jovens da Universidade de Carthage, a universidade mais cara da Tunisia. Já nas outras universidades que conheci, o uso de véu pelas mulheres era predominante. Além disso, ao conversar com eles, pude perceber que eram bem tradicionais. Beijo na boca só depois do casamento e bebida alcoólica nem pensar. Só cigarro. Aliás, TODO mundo fuma na Tunísia. Não só cigarro que é unânime entre a população, mas também a Chicha ou o Narguilê, muito comum na cultura árabe. Todos os cafés, restaurantes e bares possuem a chicha para os clientes. Faz parte do MENU ao lado do chá de amêndoas e dos cafés. A primeira coisa que o garçom pergunta quando sentamos em uma mesa é que sabor de fumo queremos para nossa chicha. O bom é que aqui eles usam um biquinho de plástico descartável para cada um que fuma.





Narguilê ou Shisha e Chá de amendoas
(Eu, Emil do Chile e Asma da AIESEC Carthage)


O país é extremamente machista. Apesar de não ser obrigatório o uso do véu, as mulheres que não o usam são vistas como “fáceis” e se estiver sozinha então é praticamente uma pu... Os homens não respeitam mesmo. No metro vi uma cena que me chocou. Havia uma jovem sem véu, sozinha à porta do metro. Quando a porta se abriu, alguns jovens pediram pra ela sair, pois eles queriam ficar onde ela estava. Como ela não aceitou, levou um tapão na cara. Fiquei chocada.
Remanescentes do Study Tour no metrô, indo visitar o centro de Tunes

Bom, eu descobri isso na marra... No primeiro dia depois do study tour, os remanescentes saíram para conhecer a cidade. Éramos 10 ao total e, coincidentemente éramos 5 homens e 5 mulheres. Fomos à uma Medina, para conhecer mesquitas e fazer compras em feirinhas locais. Chegando à feirinha nos dividimos em grupos menores. Estava com Emil do Chile e Ismael da Guatemala. No primeiro lugar que paramos para perguntar o preço, a primeira coisa que o comerciante perguntou era se eu era casada com o Emil. Ele, naturalmente disse não. Nesse mesmo instante, o vendedor ofereceu 200 camelos para casar-se comigo. Na hora fiquei um pouco assustada. Os meninos emendaram dizendo que eu não era casada, mas era comprometida. Pronto, a partir daí não andei mais sozinha e todo comerciante antes de fazer qualquer negócio perguntava se eu era casada. Por isso, sempre pegava pela mão o primeiro dos meninos que aparecia para ser meu namorado da vez.  Quando eles não estavam por perto e os comerciantes perguntavam, apontava para qualquer um dos meninos dizendo, olha aí oh, meu noivo. Ele é ciumento.

No Google dizia que o idioma oficial era árabe, mas que todos falavam Frances. Descobri que os jovens falam “Frarabic” uma mistura de Frances com árabe. Só os jovens estudam Frances na faculdade e começam a misturar os dois idiomas criando um 3º idioma completamente diferente. Fora isso, muitos jovens falam um pouco de inglês e até espanhol, o que facilitou um pouco a comunicação. Porém, a maioria apenas sabe o básico de inglês. Então a mímica ajudou bastante e algumas situações engraçadas foram inevitáveis.
No dia-a-dia eles não usam talher pra comer, vai na mãozona mesmo. No banheiro não tem papel-higienico, é uma duchinha e quando não tem duchinha tem um balde com um copinho dentro.  Isso eles me falaram que acontece mais em famílias mais humildes. 

A arte de negociar. Desde o study tour, percebi que os preços começam alto para se ter uma margem de negociação. Bobo é aquele que paga o primeiro preço que eles oferecem.  Sem insistir muito, é possível baixar uns 30% do preço original. Se insistir um pouquinho, consegue uns 50% de desconto. Agora, se tiver paciência e tempo, é possível conseguir até 80% de desconto.  Comprei um narguilê que, inicialmente custava 50 Euros, por 15 Euros. E negociei um outro que custava 40 Euros por 9 Euros para o Ismael. Até o comerciante no final perguntou se eu era comerciante no meu país...Acho que Cochabamba está sendo uma ótima universidade... Aprender a negociar preço por aqui está sendo útil em outros lugares do mundo
.
Por ter ficado mais dias, tive mais tempo para conhecer o restante do país que não conheci no study tour. Tunísia é um país relativamente pequeno. O Elias, nosso antigo guia e membro da AIESEC Tunes, topou nos acompanhar e mostrar outros pontos turísticos que queríamos. O que mais tinha vontade de conhecer era o Coliseo de Eljem. Feito pelos romanos, é um dos Coliseos melhor conservados até hoje. Não conheço o de Roma, mas dizem que nesse da Tunisia, nós turistas, temos mais liberdade de conhecer todo os lugares. Eljem foi o ponto alto do meu pós study tour, o Coliseo é lindo e pude visitar até os salões subterrâneos onde os prisioneiros ficavam. Conhecemos também outras Medinas e o Monastir, um monastério construído na época dos Romanos.




Foi incrível conhecer uma cultura tão antiga e perceber como mantêm essa cultura até hoje. Por diversas vezes me senti nas histórias de mil e uma noites ou naquele jogo “Prince of Persia”. Tunisia foi também, o primeiro país que eu conheci que não tem uma forte cultura cristã. Foi interessante perceber as diferenças culturais...Diferenças de crenças e festividades religiosas.

É... já sinto falta de beber coca-cola escrita em árabe e de comer sanduíche árabe com carne de cordeiro.


8 Response to "Incrível Tunísia - Parte II"

Bárbara Says:

adorei ler sobre tuas experiências na Tunisia!! muito legal!! :)

e fiquei muito feliz de saber que tu é MCP eleita!!! Parabens!!! :D E um ótimo ano por aí!!

beijo!

PS: ah, agora to morando na Costa Rica, fazendo um X em um social business :D (finalmente consegui!!)
quando quiser vir visitar, tá convidada ;)

Daniela Brandão Says:

Babi, posts e experiências incríveis mais uma vez!!
bjão

Analice Says:

olá, meu nome é Ana e sou brasileira. Estou indo para a Tunísia em janeiro, poderia me dar algumas dicas?
Um abraço,
Obrigada

Unknown Says:

OI,
meu nome é Ana e sou brasileira, sou do Rio de Janeiro. Adorei ler sobre sua viagem à Tunisia, estou tendo um relacionamento na internet com um tunisino de Skhira.
Um abraço.

Unknown Says:

Olá Analu eu também estou num relacionamento via Internet com um tunisiano, e só leio coisas horríveis na Internet sobre esse tipo de relacionamento. Já se passaram 05 anos do seu post. Deu certo seu relacionamento como vcs estão? Poderia por favor compartilhar comigo a sua experiência? Obrigada Paula

Amina Says:

Tb tive um relacionamento de 4 anos com um tunisiano..se quizer podemos trocar experiencias...hoje sei muito do dialeto , religiao e historia... Monica...foi um prazer
mopotb@yahoo.com.br

Amina Says:

Tb tive um relacionamento de 4 anos com um tunisiano..se quizer podemos trocar experiencias...hoje sei muito do dialeto , religiao e historia... Monica...foi um prazer
mopotb@yahoo.com.br

Unknown Says:

Ola meninas!! Meu nome é Rosângela e estou ficando com um tunisiano há 3 meses! Acontece q já marcamos casamento para Julho/2016 mas não sei muito sibre eles, os tunisianos, pois não entendo muito Frances e muito menos árabe!!
Estou com receio de casar, apesar de ser ni Brasil e em Dezembro o casório sera na Tunísia!!
O q vcs acham?! Eles são confiáveis? Viu levá-lo pra conhecer meus pais e depois conhcerei minha futura sogra.
Me ajudem!! Estou tão em dúvida!!
Meu face é ro_angel26@hotmail.com
Add para fazermis um grupo. Bjs