Ninguém é insubstituível

Postado por Babi Silva , quinta-feira, 17 de março de 2011 14:48


A cidade é a mesma: Cochabamba.  
A casa é a mesma.
Os quartos são os mesmos.
Mesmos móveis e até o mesmo clima (com um pouco mais de chuva).
As pessoas...essas sim mudam.
Nem deu tempo de sentir saudades, pois a novidade vem logo para substituir o sentimento.
No mesmo dia, uma vai e a outra chega... O quarto ocupado pela Simone, agora é ocupado pela Ayla que, no lugar de ter a Ju como companheira, tem a Gi. Nesse mesmo quarto que antes havia a Lise e um pouco antes a Natasha... Isso sem contar do quarto do Rafa, agora vazio esperando o próximo “dono”...O mesmo quarto que já foi do Douglas, Santi, Anny e Wendy.

Meu quarto também é o mesmo. Porém entre uma viagem e outra foi ocupado por Toby, Rafa, Ayla, aquela que agora é companheira da Gi, que já ocupou também o quarto que já foi do Rafa... O mesmo quarto que antes de mim recebeu a Dallas...

Claro que não posso esquecer-me do quarto da Naty, Colombiana que mora comigo e agora vive no mesmo quarto que antes foi da Morgan e eventualmente do Santi e da Simone, a mesma que foi roomate da Ju.

Assim como a casa e os quartos recebem moradores temporários. Nossas vidas também recebem pessoas permanentes temporariamente, numa rotatividade que poderia calejar qualquer coração. São pessoas que vão e vêm... Que fazem parte de nossa rotina por um tempo e logo se vão. Em pouco tempo vêm outras pessoas que exercem o mesmo papel de permanente temporário e logo se vão.

Diante disso logo concluo: “Ninguém é insubstituível”.  Ok, ninguém é insubstituível. Porém, são inesquecíveis e, apesar de terem seu papel substituído por outro, deixaram sua marca na alma e no pensamento daqueles que viveram aquele momento da história.

Hoje não consigo ouvir sobre a cidade de Tarija, sem deixar de lembrar-me de Dallas e do Leandro e nossas incríveis aventuras regadas à vinho. Como ir à Copacabana, no lago Titicaca e não me lembrar do Thiago e Mariana? Ler um poema ou ouvir “Bad Romance” da Lady Gaga sem me lembrar do Rafa? Ouvir a palavra pollo sem recordar-me instantaneamente da dança do Pollo criada pela Simone? Escutar a expressão "Hace parte" e não lembrar da Raquelzinha? 

Tantas pessoas que pararam seus cotidianos para viver uma nova rotina num intercambio. Vieram de outros países, culturas e realidades para compartilharem experiências com os que estavam em Cochabamba no mesmo período.

E de novo a magia de misturas de cores acontece... Cada um trazendo sua cor e misturando à tantas cores. Pequenas, mas intensas e coloridas experiências.

Ao final, cada um volta à sua rotina anterior com uma cor diferente, com muitas estórias pra contar. Alguns, eu já revi e continuam muito presente em minha vida. Com outros, apenas troco rápidas frases em redes sociais... outros nunca mais vi, nem conversei... Porém ainda estão e estarão marcados em minha memória... Cada um exercendo seu papel de ser substituível, mas nunca inesquecível. 



2 Response to "Ninguém é insubstituível"

Simone Says:

Babii!!! Adorei o post!!
Tambéém estou com saudadess!! De tudo, cochabamba, globos, comidas com atum, casa bagunçada e cheia de copos, 10 laptops ligados ao mesmo tempo, pollo y papas, taxi trufi, kuduro, fernet de menta, "ME CUBROOO!!"...
Enfim, coisas que remetem a pessoas definitivamente inesquecíveis e insubstituíveis (apesar de você nao concordar...rs)!!!
Beijo grande!

pelosolhosdevesgo Says:

Lindo lindo!!
Chegar a essa conclusão é um processo doloroso, mas Hace parte...
E vc teve um papel inesquecivel no meu processo... nao sei se vc se lembra daquela madruga, sua ultima.. no rei do pastel... aiai... As pessoas sao sim substituidas, mas cada uma leva consigo a proporção de "inesquecibilidade" que merece/ou que construiu...

muitas saudades...um beijo